Ícone do site Daniel Castro

Variáveis de ambiente em Node.js

2 minutos leitura

Uma necessidade comum ao desenvolver aplicações, é alterar variáveis de ambiente em node.js dinamicamente. Durante a inicialização da nossa aplicação independente do ambiente, é importante separar o que é do escopo de desenvolvimento, homologação e produção.

Idealmente devemos ter recursos isolados, com senhas, propriedades e keys especificas, restringindo o acesso a determinados recursos. O melhor cenário, é nunca compartilhar dados de produção, por mais tentador que possa ser.

Existem algumas maneiras de atender este requisito. Hoje vou compartilhar uma primeira dica em Node.js, além de ser uma boa prática. Vai tornar seu código imutável e mais seguro, independente do ambiente que você inicialize sua app (desenvolvimento, homologação ou produção).

Instalando o dotenv

Nossa solução consiste em usar variáveis de ambientes e acessar com o módulo dotenv. O primeiro passo é instalar o módulo dotenv na sua app nodejs, executando o comando:

npm install dotenv --save

Agora crie um arquivo a extensão “.env” na raiz da sua app e adicione o conteúdo:

NODE_ENV = 'homolog'
PASSWORD = 'pwdHmg'

Por fim, inicialize o dotenv na sua aplicação, se você tem algum arquivo onde é definido as variáveis do seu app, você pode inicializar nele.

Exemplo de um arquivo contendo as variáveis, lendo as variáveis que definimos no arquivo .env: config.js

require('dotenv').load()
params = {
  env: process.env.NODE_ENV,
  password: process.env.PASSWORD
}
module.exports = params

Para evitar o acesso de uma variável de produção, também podemos validar o ambiente definido no arquivo com este exemplo simples:

if(process.env.NODE_ENV == 'production') {
  console.log("Variáveis de produção")
} else if(process.env.NODE_ENV !== 'homolog'){
  console.log("Variáveis de homologação")  
} else {
  console.log("Variáveis em desenvolvimento ou não definidas")
}

Está primeira dica para trabalhar com variáveis de ambiente em node.js vai ajudar a deixar seu código mais independente e flexível, seguindo uma boa prática. Existem outras maneiras também, mas este é um primeiro ponto de partida para seus estudos.

Em breve vou explicar como você pode usar o AWS Key Management Service (KMS), uma solução mais completa e segura para você gerenciar e armazenar as chaves da sua aplicação.

O KMS da Amazon Web Services é uma alternativa que utilizo em minhas aplicações, por estar acessível pelos SDKs, não preciso adicionar módulos de terceiros e ainda posso compartilhar com outros serviços da AWS.

Qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de comentar, ou se preferir, entre em contato comigo.

Até logo! 🙂

Don't miss out!
Acesse novos conteúdos 

Entre para minha newsletter e receba os novos conteúdos e novidades semanalmente.

Invalid email address
Você pode sair da lista a qualquer momento. Ao enviar o formulário, você aceito a política de privacidade.
Sua inscrição na newsletter foi recebida com sucesso!
Sair da versão mobile