Aprendizados e resumo do meu 2022

4 minutos leitura

Todo fim de ano eu faço um balanço e avalio o resultado das minhas metas e objetivos, quais eu consegui ou não realizar, as conquistas e aquilo que não foi tão bem, para fazer a clássica lista de novos objetivos e metas para o ano novo que chega.

Não sou o único, eu sei, mas nesse ano decidi que gostaria de compartilhar alguns destes acontecimentos, tantos profissionais e pessoais, porquê acredito que de alguma forma, podem ajudar ou inspirar outros profissionais.

Mas antes de começar, primeiro quero te agradecer, por me acompanhar ao longo deste ano e fazer parte dessa jornada aqui no blog, Instagram e aos meus alunos e mentorados.

crescimento do blog

Algo que me supreendeu muito neste ano foi o crescimento do blog, quando 2022 começou estava decidido em escrever 1 post por semana, comecei bem, mas lá por Março, ficou difícil manter a consistência. 🙁

Ainda assim, o blog atingiu números incríveis, as visualizações de páginas cresceram 216%, saltando para mais de 76 mil visualizações no ano, chegamos a 36 mil usuários únicos e a taxa de rejeição dos artigos caiu 46%.

Isso pode soar bobo, mas eu fico extremamente feliz em saber a quantidade de Devs que consegui ajudar com meus artigos. Isso é combustível para continuar a missão de compartilhar ainda mais conteúdo de Dev para Dev.

mais contribuções nas redes

Neste ano tentei ser mais ativo nas redes sociais, principalmente no Instagram e a forma que encontrei para me conectar a comunidade, foi abrindo as “caixinhas de perguntas”.

Foi uma baita experiência, consegui ajudar muitos Devs respondendo a dezenas de perguntas. Também publiquei 30 postagens no Feed, e fiz algumas lives no YouTube.

Embora no YouTube eu ainda não tenha publicado vídeos além das Lives, foi legal ver o crescimento orgânico do canal. Vou explorar mais o YouTube em 2023. 🙂

carreira internacional

Esta foi uma grande mudança para mim em 2022, algo que comecei a projetar lá em 2020, depois de uma autoavaliação, que todo ano faço. A ideia é sempre refletir sobre a carreira, entender o quanto ainda posso evoluir, o que aprender e onde preciso me atualizar.

No ano de 2021 passei me preparando, revendo minhas skills e retomando as aulas de inglês. Comecei a participar de alguns processos em empresas gringas até receber algumas ofertas para em Fevereiro de 2022, iniciar no time de Devs da Bayer, uma gigante da Alemanha, contrato que foi intermediado pela Maxxidata, empresa de São Paulo.

Não foi uma uma jornada fácil, foram meses de preparação, horas de reuniões, muitas apresentações em inglês, mas hoje com quase um ano na empresa, trabalhando com colegas de diferentes continentes, culturas e sotaques, de pelo menos 6 paises, entendo que tomei a decisão certa em projetar minha carreira para o exterior. Tem sido uma evolução gigante!

Em breve, quero compartilhar mais conteúdos sobre este tema com vocês. O que posso adiantar é que esta mudança tem muitos impactos, as portas que se abrem depois dessa virada de chave, são fantásticas, 2023 promete!

treinamentos

Foi o ano de evoluir a qualidade das gravações, conteúdos e focar nas mentorias.

Foram 5 novas turmas, mais de 30 reuniões de mentorias 1a1, dezenas de horas gravadas de conteúdo, 4 novas turmas no FrontExpert e o lançamento da primeira turma do Microsserviços Padronizados com Node.js. 

Foi um ano intenso nesta parte, que inclusive geraram alguns impactos, como a decisão de regravar o FrontExpert, para incluir conteúdos mais atuais como React 18, NEXT 13 e Libs de Frontend. Além de mudar o formato das aulas gravadas.

Porém, são decisões que vão agregar ainda mais valor aos alunos, conteúdos atualizados e conectados com o momento do mercado.

multithreading (ou nem tanto)

O meu 2022 foi marcado por muitos projetos paralelos, escrevi artigos no blog, newsletters, conteúdos para o Instagram, fiz Lives, regravei aulas do FrontExpert, lancei um novo treinamento de Microsserviços, passei a estudar inglês todo dia e fazer aulas 2 vez por semana, dediquei mais tempo de qualidade com a familia e ainda tentei praticar diferentes atividades fisicas, para cuidar da saúde.

Entretanto, a real é que eu substimei o meu tempo. Abri muitas frentes e algumas destas iniciativas, não foram tão bem como eu esperava, e se tem uma lição que tiro deste ano é que precisamos dizer não para nós mesmo, limitar as iniciativas.

Esta talvez tenha sido a principal lição para mim, porquê esta “loucura” de atividades concorrentes algumas vezes me deixou com a imunidade baixa. Isto não foi legal. 🙁

não observar os sinais

Esta foi uma parte interessante, algumas situações que aconteceram no decorrer do meu ano, que não observei com a atenção que merecia, com mais “malícia”.

Acabei me frustando, decepcionando, em resumo fui “enganado”. 💩

O ponto é, estudar o comportamento humano, observar mais, falar menos, perceber os sinais, muitas vezes vai te proteger de oportunistas. Fique esperto!

o que esperar para 23

Há muitos planos, mas o resumo do ano será consistência e limitar o foco, dizer não.

Você me verá retomar a produção de conteúdos por aqui, no YouTube e Instagram, mas de uma forma mais leve, otimizada e orgânica. Ampliar a comunidade aberta no Discord, testar novos formatos de entrega de conteúdo, consolidar o FrontExpert como o principal treinamento de Frontend e o Microsserviços Padronizados com Node.js a principal opção para aprender sobre desenvolvimento backend com microsserviços em Node.

E no lado pessoal, uma boa parte do tempo vou cuidar da minha saúde física, vou retomar minhas corridas de rua, isso me ajuda muito, cuidar ainda mais da minha saúde mental e dedicar mais tempo de qualidade com a minha família.

Estou muito grato como foi meu 2022 e muito empolgado com tudo que está por vir em 2023, com todos os planos e ações que já estão em andamento para fazer um ano incrível.

Que seja um ano incrível para todos nós!

Don't miss out!
Invalid email address
Gostou do conteúdo? Ajude compartilhando :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *