Perguntas sobre JavaScript mais comuns em entrevistas

5 minutos leitura

Uma das etapas mais aguardadas de quem está buscando a primeira oportunidade ou está concorrendo a uma vaga é chegar na etapa de entrevista técnica. Se você está participando de uma vaga de Frontend com React ou Backend com Node.js, é provável que você precise realizar alguns testes e responder a perguntas sobre JavaScript e seus fundamentos.

Pensando nisso, resolvi organizar neste artigo algumas das principais perguntas sobre JavaScript que já perguntei a candidatos quando ajudei na formação de times e também perguntas que precisei responder em algumas entrevistas que já passei.

É importante dizer que isso não é a regra, algumas empresas optam por inclusive por apenas aplicar testes práticos, fazendo uma sessão de live coding com o candidato e durante essa etapa, o líder técnico geralmente faz perguntas sobre o que você está codificando.

Agora que estamos alinhados, vamos a lista com as perguntas e respostas.

1. O que é o JavaScript?

O JavaScript é uma linguagem de script, criada em 1995 por Brendan Eich na Netscape. Inicialmente criada para o popular navegador Netscape Navigator, com o passar dos anos, passou a ser a linguagem padrão dos navegadores e hoje é uma das mais populares do mundo. É possível usar JavaScript para o desenvolvimento web, desenvolvimento de aplicativos mobile, de aplicações de backend e até aplicações de IOT.

2. Qual é a diferença entre JavaScript e ECMA Script?

O ECMA Script é uma especificação, contendo diretrizes e regras para padronizar o JavaScript, mantida pela comunidade e gerida pela Mozila Foundation. O JavaScript é uma linguagem de script que segue os padrões sugeridos pelo ECMA Script.

3. Qual a diferença entre valor indefinido e nulo?

Um valor indefinido significa que uma variável foi declarada, mas ainda não foi atribuído um valor, já um valor nulo é um valor atribuído ou resultado de um erro que foi gerado.

As variáveis no JavaScript quando inicializadas e não atribuídas tem em seu valor por padrão indefinido. O JavaScript não define um valor como nulo, você precisa definir manualmente.

4. Que tipos de dados são suportados pelo JavaScript?

O JavaScript possui 7 tipos de dados primitivos: String, Number, Boolean, BigInt, Null, Undefined e Symbol. O tipo de dado Object entra na lista como oitavo, embora seja listado como um tipo, um Object é uma estrutura de dados.

5. O que o operador typeof do JavaScript faz?

O tipo do dado de um operando em formato de string, podendo por exemplo retornar se o valor verificado é uma String, Number, Boolean, Null, Undefined, entre outros.

const mensagem = "Algum texto aqui";
console.log(typeof mensagem); // output: string

const ano = 2022;
console.log(typeof ano); // output: number

6. O que é uma closure no JavaScript?

Closures são variáveis ou funções que fazem parte do escopo de uma função, possuem acesso limitado ao escopo da função a que pertencem.

7. O que é a diretiva use strict do JavaScript?

O modo strict é uma forma de manter a escrita do JavaScript mais rigoroso, proibindo o uso de algumas sintaxes ainda não suportadas ou que provavelmente serão definidas em versões futuras do ECMAScript, além de práticas não recomendas pela linguagem, como atribuição de valores a variáveis não definidas, uso global de variáveis, entre outros pontos.

Ao usar o modo strict, estes erros silenciosos do JavaScript são lançados como exceções.

8. Qual a diferença entre == e ===?

A igualdade ampla (==) compara dois valores após converter ambos os valores para um tipo comum, independente do seu tipo. Após as conversões o == verifica a igualdade do valor.

A igualdade estrita (===) compara dois valores para a igualdade antes de realizar qualquer conversão. Este comparador verifica se o tipo e o valor estão iguais. Geralmente é o comparador mais indicado a se utilizar.

9. O que são e quando usar template strings?

Uma Template String é uma string que permite criar expressões embutidas, usando acentos graves para envolver a string no lugar de aspas. É possível usar uma expressão com strings multi-linhas ou realizar a interpolação de string usando uma expressão.

É utilizando quando precisamos adicionar em uma string uma ou mais variáveis.

const outraVariavel = 'texto'
const mensagem = `meu ${outraVariavel} com mais texto`; 

10. Como você pode lançar exceções manualmente no JavaScript?

Usando a declaração throw com uma expressão, geralmente uma instância do construtor Error do JavaScript. Ao lançar esta exceção a função será interrompida e o retorno será passado para o primeiro bloco da função catch em um try.

Se nenhum bloco catch estiver definido, a função será interrompida.

11. O que faz a declaração debugger no JavaScript?

Quando um depurador de código está ativado, por exemplo, o debugger no Chrome, faz a execução do script pausar no ponto que a declaração está definida, como um breakpoint, para que o código possa ser inspecionado.

function minhaFuncao() {
  const mensagem = 'Alguma coisa aqui';
  const resultado = 2 * 8;
  
  debugger;
  // pausa aqui para depurar o código.
}

12. Quais os tipos de erros padrões gerados em exceptions no JavaScript?

Além do construtor genérico para o objeto Error existem os tipos EvalError, ReferenceError, RangeError, SyntaxError, TypeError, URIError e InternalError (não é mais recomendado).

13. O que é um callback no JavaScript?

É uma função que é executada só após a execução de outra função. A função de callback é passada como argumento de uma função inicial e será executada na sequência.

function segundaMensagem() {
  console.log('Mensagem 2.');
}

function primeiraMensagem(nome, callback) {
  console.log('Mensagem 1: ', nome);
  callback();
}

primeiraMensagem('Daniel', segundaMensagem);

14. O que são laços e iterações em JavaScript?

São formas de realizar operações múltiplas vezes. Os tipos de laços e iterações do JavaScript mais comuns são: while, do while, for, for in e for off.

15. O que faz a função map em uma coleção?

A função map permite percorrer uma coleção de itens de um array para fazer alguma operação de transformação ou alteração nos itens, ao final o map retorna uma nova lista com a mesma quantidade de itens da lista inicial.

const cores = ['branco', 'azul', 'vermelho'];

const resultado = cores.map((corAtual) => {
    console.log(corAtual);
    return corAtual.toUpperCase();
})

console.log(resultado) // ['BRANCO', 'AZUL', 'CINZA']

16. O que é uma Promise em JavaScript? Quais são seus estados?

Uma Promise em JavaScript é um objeto usado para realizar operações assíncronas, ela contém um valor que poderá estar ou não disponível no futuro. É ideal para controlar um fluxo do sistema, quando várias operações precisam ser realizadas de forma paralela.

Uma promise contém três estados:

Pending: Quando a promessa é iniciada mas ainda não foi realizada nem rejeitada.
Fulfilled: Quando a promessa é finalizada com sucesso.
Reject: Quando ocorre algum erro e a promessa é encerrada.
Settled: Quando a promessa é encerrada e sabe se foi finalizada com sucesso ou falha.

// Criando uma promise
const minhaPromessa = new Promise((resolve, reject) => {
  try {
    // Faz alguma coisa aqui.
    const valorInicial = 5;
    const multiplicador = 7
    const resultado = multiplicador * valorInicial;

    resolve(resultado)
  } catch (erro) {
    reject(erro)
  }
})
                      
// Executando uma promise
minhaPromessa
  .then((parametrosRetornados) => { 
    /* sucesso */
    console.log('Promessa realizada com sucesso');
    console.log(`Resultado: ${parametrosRetornados}`);
  })
  .catch((erro) => {
    console.log('Promessa teve algum erro');
    console.log(erro.message);
  })

Conclusão

Estas são apenas algumas das muitas perguntas sobre JavaScript que podem aparecer em uma entrevista, embora algumas perguntas possam ser mais básicas, já vi muito Dev se embaralhar para explicar.

Caso eu tenha esquecido de alguma pergunta importante ou que gostaria de saber e não leu aqui no artigo, pode deixar nos comentários que atualizo.

Espero que estas perguntas sobre JavaScript te ajudem no seu processo. =)

Se quiser aprender ainda mais sobre JS, também tenho outros posts sobre JavaScript.

Don't miss out!
Invalid email address
Gostou do conteúdo? Ajude compartilhando :)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.